domingo, 22 de março de 2009

O Inicio...


O acidente vascular cerebral (...) vulgarmente chamado de "derrame cerebral", é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia ou hemorragia. (in: Wikipédia)

A Demência Vascular, caracteriza-se por deterioração de várias áreas do funcionamento mental – por exemplo, memória, cálculo, orientação, raciocínio abstrato –, o que resulta em prejuízo para a capacidade do indivíduo em suas atividades profissionais, aprendizgem, contato social etc. Uma das principais causas de deterioração mental em adultos são as doenças cerebrovasculares.
(...)

O que causa a doença?
A demência vascular é consequência de um ataque vascular cerebral (AVC), que leva ao surgimento de alterações cognitivas, ou seja, alterações relacionadas ao raciocínio, à memória, à percepção etc. Algumas lesões vasculares, geralmente pequenos infartos cerebrais por obstrução de uma artéria de pequeno calibre, são aparentemente silenciosas. Entretanto, esses infartos silenciosos podem justificar alterações cognitivas importantes em pacientes idosos, seja por si só ou em combinação com outros problemas – por exemplo, doença de Alzheimer.

As doenças vasculares do cérebro ocorrem mais em homens e aumentam em frequência com a idade ou na presença dos chamados fatores de risco vascular. Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, doenças cardíacas como fibrilação atrial e doença coronariana.

Sintomas
Os sintomas principais são a deterioração intelectual, déficit de memória recente e desorientação no tempo e no espaço, sem que haja um comprometimento do nível de consciência (ou seja, o indivíduo permanece alerta). Pode haver alterações do comportamento e do humor, perda de vários aspectos da linguagem, do juízo crítico e da capacidade de abstração, além de desinteresse pelo ambiente e por si próprio (higiene, vestuário etc.).

Várias alterações adicionais podem existir, conforme as regiões do cérebro afetadas pelas lesões. Estas alterações – por exemplo, paralisia ou alterações do campo visual – podem contribuir para limitar o que o indivíduo pode realizar sem auxílio.

A evolução é geralmente lenta. Quando lesões vasculares novas se associam, porém, a piora mental é perceptível.

O que muda?
Como as alterações são progressivas e frequentemente irreversíveis, ocorre uma desorganização da vida psíquica do doente, acompanhada de perda da capacidade de trabalho e disfunção sócio-familiar. A doença costuma ter elevado custo social e familiar, pela dependência funcional do paciente.

(In: http://www.ivdn.ufrj.br/kb_ivdn_v01_03_Doencas_02_dcv_01.htm)


Uma Questão por vezes esquecida: E o que muda para os familiares?
Os familiares são envolvidos numa situação para a qual não estão preparados!
Entram num mundo que nunca viram..... a sua vida é virada de pernas para o ar... são obrigados a partilhar o sofrimento do doente, chegando a sofrer mais do que este!
Pedimos aos familiares e cuidadores deste tipo de doentes que partilhem connosco a experiência do dia-a-dia com eles!
Logo que possivel deixaremos o nosso testemunho, das vivências com o nosso Jim!

Bem Hajam!

Enf.º Vítor Santos
D. Salomé Lambert

Nenhum comentário:

Postar um comentário